Busca

Origem e Histórico PDF Imprimir E-mail

Georges Perrin (06/11/1891 – fev/1958), buscando uma forma técnica para “medir uma produção diversificada”, criou em 1938 a “Méthode G.P.”.

Dentre os princípios fundamentais da G.P. estavam:

  • Das Constantes Ocultas:
    “Quaisquer que sejam os preços unitários, os esforços de produção desenvolvidos pelas diversas operações elementares teóricas de trabalho de uma fábrica, mantém entre si relações constantes no tempo.”
  • Da Estratificação:
    “O grau de exatidão de um Custo aumenta com cada tipo de despesa ou encargo (estratificação), considerado como Despesa Imputável. Este grau de exatidão depende essencialmente do grau de diferenciação de cada nova estratificação em relação às precedentes, operação por operação, e só levemente depende do volume de cada nova estratificação.”

Já o conceito de Valor Agregado que consta no livro de Perrin (“O que importa, industrialmente falando, são as margens consideradas em função dos esforços industriais necessários para a fabricação dos ditos produtos.”), porém não como um dos princípios básicos de seu método, aparentemente foi incorporado à UP/UEP a partir de debates sobre o assunto feitos junto com o Prof. Dr. José Francisco Kliemann Neto, à quem a UEP deve muito em especial à sua pesquisa e difusão junto ao meio acadêmico.

Com seu falecimento, Suzanne Perrin, sua viúva, deu continuidade à sua empresa de consultoria e posteriormente Jean Fievéz, que havia trabalhado com Suzanne Perrin por muitos anos, dá continuidade até hoje ao trabalhos com a G.P. Curiosamente, a partir do final da década de 1970, Fievéz passou a chamar a G.P. de Méthode UP [Unité de Producion];  fato que Ernesto e Franz desconheciam à época em que resolveram dar um nome tropicalizado à Méthode G.P., chamando-a de Método das Unidades de Produção (UP’).

Atualmente na França utiliza-se a denominação Méthode UVA – Unité Valeur Ajouté (Método da Unidade de Valor Agregado).

Em 1962 foi publicado a 1ª edição em francês do único livro de Georges Perrin: Prix de revient et contrôle de gestion par la Méthode G.P.

Mais tarde, em 1968 foi publicada a primeira edição traduzida ao espanhol (Perrin, G. Control de costes por el método G.P / Por G. Perrin , tradutor J. Bronte Chueca. Madrid. Ibérico Europea de Ediciones, 1968). Possuímos um raro exemplar original de sua 2ª edição, de 1971

Depois de muitos anos de busca e pesquisa, conseguimos encontrar Jean Louis Perrin (filho de Georges Perrin) e com sua autorização, estamos preparando a 1ª. edição brasileira do livro original de G. Perrin. Aguardem!

 

Kamp © - 2010 - Todos os direitos reservados
Hospedado por GS Host Brasil - www.gshost.com.br